Notícias

O que é ortodontia?

maio 9, 2019

Você sabe o que é ortodontia? Caso seu dentista tenha te indicado o uso de um aparelho dentário, você precisa ir a um especialista ortodontista, que irá dizer qual é o melhor tratamento para o seu caso. Com um de nossos planos odontológicos, você tem acesso a procedimentos ortodônticos com um ótimo custo-benefício. Quer saber mais sobre essa especialidade? Continue lendo o post que preparamos para você!

preciso-usar-aparelho

Entenda o que é a ortodontia

ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares, caso eles estejam posicionados de forma inadequada. Dentes tortos e que não se encaixam corretamente podem ser difíceis de limpar. Além disso, são capazes até mesmo ocasionar um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Outro aspecto que a ortodontia é capaz de consertar é a estética, já que os dentes mal posicionados incomodam a aparência, afetando a autoestima de muitas pessoas. O especialista nesta área é chamado de ortodontista. Além dos cinco anos do curso regular de odontologia, ele precisa se aprofundar fazendo um curso específico de ortodontia.

Será que preciso de um aparelho ortodôntico?

Essa pergunta só poderá ser respondida pelo seu dentista ou ortodontista, pois eles possuem os instrumentos capazes de fazer um diagnóstico preciso. Através do seu histórico médico e dentário, exames clínicos, moldes de gesso da arcada dentária, fotografias e radiografias, eles irão recomendar o tratamento ortodôntico mais adequado para o seu caso.

Diversos métodos e aparelhos podem ser usados na ortodontia para a correção da posição dos dentes e dos ossos. Eles geralmente funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. O problema identificado pelo ortodontista que irá determinar qual é o procedimento mais eficaz.